O nome “angu” vem da palavra àgun do idioma africano, uma espécie de papa de inhame sem tempero. Conhecido como‘‘comida de senzala’’, o angu de fubá mineiro, preparado geralmente com fubá (farinha de milho) e água.
A receita do angu é bem fácil de fazer, o importante é você prestar atenção nos detalhes da receita. Use as medidas corretas, depois vai fazer até de olhos fechados essa receita.
Receita de Angu de Fubá Mineiro
Ingredientes:
500 gramas de fubá do tipo mimoso
2 litros de água
2 pitadas de sal
Modo de preparo:
Primeiramente, coloque na panela o fubá e a água fria, e dissolva o fubá na água.
Então, ligue o fogo e vá mexendo para cozinhar, adicione o sal.
Para cozinhar com 2 litros de água leva mais ou menos 30 minutos.
Por fim, deixe cozinhar e sirva imediatamente, agora se quiser um angu mais consistente, cozinhe por mais 7 minutos.
Uma opção depois de pronto é fazer um molho de carne, como se fosse um molho bolonhesa
Fica ótimo, além de ser uma refeição bem nutritiva e barata.
Qual melhor tipo de fubá para fazer angu?
Embora a receita básica do angu leve poucos ingredientes, sendo o fubá o principal, para que sua receita não saia errado, o ideal é usar o fubá mimoso no preparo do angu.
Esse tipo de fubá é o mais recomendável porque é mais fino, produzindo assim um creme homogêneo e sem pelotas. E, como se sabe, um bom angu jamais empelota.
De onde surgiu essa comida?
O angu é um prato genuinamente brasileiro, mas que teve influência de imigrantes. Mais exatamente dos negros que foram escravizados em nosso país. Aliás, o nome angu tem origem africana, tendo sofrido influência italiana e portuguesa até chegar aqui.
Aliás, muitas pessoas confundem angu com a polenta, outro prato à base de fubá muito consumido no Brasil. Isso acontece sobretudo em regiões com muitos imigrantes italianos. Contudo, as receitas dos dois pratos são diferentes.
Eu fiz angu com está receita ficou muito bom, depois eu fiz o molho com salsicha, nossa ficou tudo bom mesmo