Sabe aqueles lindos bolos decorados com flores feitas de buttercream ou glacê real? Verdadeiras obras de arte com cenários da natureza que mais parecem um mini bosque encantado!
O que são bicos russos?
Essa decoração, antes confeccionada apenas por confeiteiros experientes, agora é mais fácil de fazer graças a ferramentas criadas especialmente para esse propósito: os bicos russos. Também conhecidos como Russian Piping ou Russian Piping Snozzles, tratam-se de bicos de confeitar com aberturas diferenciadas que formam lindas flores com acabamento impecável e de um jeito muito mais prático que com o uso de bicos tradicionais, sem você precisar dominar nenhum tipo de técnica de confeitaria.
Como usar bicos russos
Não é preciso ter muita habilidade para usá-los e existem diversas opções, cada um com um efeito mais especial que o outro. Além de flores e folhas, os bicos russos também estão disponíveis em modelos que dão efeito de babado. Você pode soltar sua criatividade em bolos de aniversário, bolos de casamento, tortas, pavês, docinhos e cupcakes. Esse trabalho valoriza muito seus doces, que vão ficar com cara de vitrine de confeitaria!
Para fazer uso de um bico russo, basta encaixá-lo em um saco de confeitar, encher com a cobertura de sua preferência e apertar para que o creme saia com o formato desejado. Apesar de ser uma técnica simples, há alguns cuidados para garantir que a execução ocorra sem erros.
Uma novidade além dos tradicionais bicos russos de flores, são os Bicos russos esferas, que fazem uma decoração linda no cupcake sem muito esforço:
Dicas para usar o Bico russo
O primeiro é sempre utilizar coberturas firmes, como buttercream e glacê real. Se preferir o buttercream, é indicado deixar o saco de confeitar já preenchido por alguns minutos na geladeira antes de começar a aplicação. Outra dica é evitar trabalhar em ambientes muito quentes.
Ao utilizar bicos tradicionais, muitas vezes é necessário posicioná-los a um ângulo de 45º da superfície. Já com os bicos russos, o ideal é mantê-los a 90º da base, ou seja, retos. Outra diferença é que, na hora de aplicar a cobertura, você não deve encostar o bico na base, mas deixá-lo a alguns milímetros de distância do bolo. Depois, puxe para cima devagar e com cuidado, apertando bem de leve. Quando estiver satisfeito com o tamanho, pare de apertar e, em seguida, levante sua mão para retirar o bico e fazer uma nova flor.
Para decorar com esses bicos, o ideal é utilizar sacos de confeitar descartáveis. Isso porque eles são mais grossos que os tradicionais, ou seja, você teria que fazer uma abertura maior em um saco de tecido que já tenha em casa.