Um bolo ideal para degustar no chá da tarde só poderia ter surgido na Inglaterra.
Este é o bolo Battenberg, criado em 1884 especialmente para o casamento da neta da rainha Victoria com o príncipe Louis of Battenberg. O bolo é formado por quatro quadrados, sendo que cada um representa um príncipe da família Battenberg: Louis, Alexander, Henry e Francis.
O que é um Bolo Battenberg?
O Battenberg Cake é confeccionado com pão de ló nas cores amarelo claro e rosa pastel, em alusão ao brasão da família. Na montagem, usa-se geleia de damasco entre os retângulos e marzipã para cobrir. O marzipã é uma pasta cuja base é feita de amêndoas moídas e açúcar.
Como fazer?
Desde sua criação, o bolo Battenberg ganhou novas versões. É possível substituir o sabor da geleia, do pão de ló e testar outras receitas de marzipã além da tradicional. O importante é manter a leveza da massa e a suavidade no sabor, características que tornam o Battenberg Cake uma das sobremesas mais amadas pelos ingleses.
Receita de Bolo Battenberg:
Ingredientes Bolo
1 xícara (225 gramas) de manteiga, amolecida
1 xícara (200 gramas) de manteiga
3 ovos
1/4 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras (250 gramas) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
2 gotas de corante alimentício vermelho
1 xícara (300 gramas) de geleia de damasco
Ingredientes Marzipã
2 xícaras (350 gramas) de amêndoa moída
3 xícaras (350 gramas) de açúcar de confeiteiro
1 ovo, em temperatura ambiente
1 1/2 colher (chá) de suco de limão siciliano
1/4 colher (chá) de extrato de amêndoa
Modo de Preparo
Bata a manteiga com o açúcar. Acrescente 3 ovos, um de cada vez.
Bata e acrescente a baunilha. Misture a farinha, o fermento em pó e o sal. Misture delicadamente os ingredientes. Se necessário, acrescente leite.
Divida a massa em 2 partes iguais.
Em uma das partes, acrescente o corante vermelho, deixando-a bem rosa. Unte duas formas retangulares e que meçam 18cm. Ponha a massa rosa em uma das formas e na outra coloque a massa sem o corante.
Asse os bolos a 180 °C por 25 a 30 minutos ou até que ao espetar um palito, ele saia seco. Antes de desenformar os bolos, deixe-os descansar por 5 minutos. Em seguida, ponha-os para esfriar sobre uma grade.
Montagem:
Corte as laterais dos dois bolos. Os dois devem ficar iguais. Em cada bolo, corte 4 tiras – no sentido do comprimento. As tiras devem ser tão largas quanto a espessura do bolo. Acerte as tiras para que fiquem do mesmo tamanho. Esquente a geleia. Pegue 2 tiras de bolo rosa e 2 tiras do bolo branco e grude-as com geleia, de modo que fique parecendo um tabuleiro de xadrez.
Em seguida, passe geleia pelos os 4 lados do bolo. Repita o processo com o restante das tiras rosas e brancas, fazendo 2 bolos.
Para fazer o marzipã: misture as amêndoas, o açúcar, ovos, o suco de limão e o extrato de amêndoa. Amasse essa massa até que esteja bem homogênea. Se a massa estiver muito seca e difícil de trabalhar, acrescente um pouco de suco de limão siciliano ou água usando 1/2 colher de chá de cada vez. A massa vai estar dura. Divida-a em 2 partes iguais.
Em uma superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro, abra uma das partes da massa na espessura de 3mm. Corte a massa em 2 partes grandes o suficiente para cada cobrir os 4 lados de cada bolo. As tiras não precisam cobrir as 2 pontas do bolo. Envolva o bolo com o marzipã. Passe o bolo no açúcar de confeiteiro.
Ponha o bolo sobre uma bandeja forrada ou guarde-o em um saco plástico. Faça o mesmo processo com o segundo bolo. Refrigere o bolo e, na hora de servir, corte-o em fatias finas.
Que lindo que fica! Vou testar!
adoro fazer bolos