Um produto que nos últimos anos passou a aparecer em muitas fotos das redes sociais e que gera sentimento de desejo nas pessoas é o bolo em escamas.
Além da aparência belíssima ele pode também ser muito gostoso, sendo uma ótima opção de bolo para ser feito e deliciado em eventos, sejam eles festas infantis, inauguração de empresas e lojas, casamentos, ou ainda festas de 15 anos.
Apesar de ser muito bonito e provavelmente gostoso, é um bolo que apesar de não parecer, pode sim ser feito em casa por alguém que não é especializado em realizar esse tipo de invenção culinária.
Agora, vamos ao que importa, o passo a passo para se fazer esse bolo decorado.
Como fazer um bolo em escamas
A massa interna do bolo se trata de uma massa tradicional, de acordo com o sabor desejado pela pessoa. Tradicionalmente, de baunilha.
É também muito importante, para que a decoração fique bonita e uniforme, que a massa mantenha o mesmo tamanho em todos os lados, para que o bolo não tenha uma apresentação um pouco torta.
O processo da decoração, é bastante simples. Utiliza-se um saco de confeitar, facilmente encontrado em loja de utilidades, e ainda, utilizasse do auxílio de uma colher comum.
Vamos ao processo para fazer o bolo de escama:
Para fazer o bolo em escamas você vai precisar:
– Saco de Confeitar
– Bico Perle (C10 Margo)
Primeiro você deve cobrir o bolo com uma fina camada de chantilly ou glacê, apenas para que o bolo apresente uma superfície uniforme, tanto a parte de cima, como as laterais. Pode usar também Buttercream ou Chantininho.
Coloque o bico no saco de confeitar, e faça bolinhas no bolo, uma abaixo da outra.
Agora com a ajuda de uma colher faça movimentos para fazer o formato de escamas.
Bolo em escamas coloridas
Caso você queira um bolo com várias cores, em sincronia, se inicia a linha com uma cor, e na próxima aquela cor será a segunda na ordem.
Assim, ele forma um sentido degradê das cores, ficando uniformemente colorido. Já fizemos um post explicando como funciona o bolo com efeito ombré.
Para que o glachê ou chantilly não sofra falhas, é importante que após a montagem o bolo fique o maior tempo possível dentro de uma geladeira, para que no momento do corte ele esteja tão bonito quanto no preparo.