Cada vez mais vemos um crescimento do mercado de festas, sejam elas de criança, de 15 anos, de formatura ou casamento. Com esse crescimento, cada vez mais os profissionais e as empresas especializadas precisam se aperfeiçoar e apresentar inovações, sobretudo na apresentação de seus produtos. Nessa entra o bolo espatulado.
Desde a decoração até o enfeite que vem com os docinhos, os elementos da construção da festa precisam ornar entre si, e o bolo espatulado vem com uma proposta de apresentação mais simples e rústico, agradando aos olhares e ao paladar.
O que é um Bolo Espatulado
Um bolo espatulado se trata de um bolo feito em várias camadas de massa e recheio, uniformes e sem irregularidades na montagem. Após a “construção” da torre intercaladas de recheio e massa, é passada uma fina camada de selagem de chantilly ou glachê, mantendo, caso apareça, partes da parte interna do bolo.
É um bolo cada vez mais utilizado em eventos importantes e festivos, como os casamentos e as festas de 15 anos, e normalmente sua decoração, no entorno, é pensada de maneira que combine com a proposta temática da festa, podendo sim ter uma aparência bastante clássica ou mais inovadora.
Como se preparar uma bolo para receber o espatulado
A base para essa decoração, é o chamado naked cake. O chamado bolo cru, sem enfeites, e feito com a intercalação de massa e recheio, de maneira muito uniforme.
Como se espatular um bolo com chantilly
A consistência firme do chantilly é ótima para a realização do processo de espatular o bolo. Essa consistência, permite uma ótima maleabilidade do chantilly na superfície do bolo, gerando um acabamento ideal. Caso queira já publicamos aqui uma receita de Chantininho.
Para a realização da técnica, o melhor utensílio é a espátula de confeiteiro, encontrada em várias casas de utilidades domésticas. Tem a aparência de uma faca, arredondada e sem ponta. Pode ser utilizada tanto a espátula grande, para cobrir vários espaços do bolo, ao mesmo tempo.
Para o acabamento, é interessante o uso de uma espátula, também de confeiteiro, mas um pouco menor, permitindo que as partes mais delicadas do bolo também sejam cobertas pelo chantilly.
Preparo do chantilly para bolo espatulado:
Com o chantilly na consistência ideal, e gelado, com pouca força, espalha-se sobre a superfície de todo o bolo, não se tendo muita regra quanto a uniformização. Para que a técnica seja respeitada, é importante adicionar o chantilly aos poucos, sem excesso, para que fique ainda no bolo, a aparência suave da parte interna, seja da massa ou do recheio do bolo.
Bolo espatulado com chocolate
Essa técnica é um pouco mais complicada, pois exige que se encontra a consistência ideal do chocolate, para que não fique muito escasso ou em excesso em algumas partes do bolo.
Diferente do chantilly, o chocolate faz com que não apareça a parte interna do bolo, podendo ser bastante uniformando ou empregado de maneira a criar uma certa textura, criando efeitos bem bonitos na apresentação do bolo.
Demais decorações do bolo espatulado
Com a finalização da espatulação do bolo, são adicionais mais alguns enfeites e itens complementares em sua decoração, como frutas frescas (morango, kiwi, physalis e mirtilo), que de acordo com o corante empregado no chantilly podem ornar bastante.
Ainda, podem ser utilizadas flores comestíveis, ou não, de acordo com a proposta final do trabalho.
Para que o bolo fique com boa aparência, e aprimoramento da técnica, é importante praticar a teoria, com vários ingredientes diferentes, e assim, com o tempo, criar e reinventar inúmeras receitas de bolo espatulado para festas e comemorações, seja com a mistura de várias cores de corante ao chantilly, ou com itens novos e diversos de decoração.
Adorei seu site. Forma simples e objetiva. Parabéns pelo lindo trabalho. Bj Marcellis
Parabéns pelo trabalho exposto com tanta riqueza de detalhes mas de forma simples e objetiva. Ajudou-me bastante. Tudo de melhor para sua vida.