A calda de caramelo é um item fundamental para um bom pudim e todo cuidado é pouco. O elemento Calda de caramelo para pudim precisa estar no ponto certo para não estragar o pudim.
Eu utilizo para a calda perfeita basicamente açúcar e água e, por isso, é preciso ter bastante cuidado na proporção de cada um para poder dar o ponto certo.
Receita Calda de caramelo para pudim
Ingredientes:
100 gramas de açúcar
50 ml de água
Modo de Preparo:
Primeiramente, leve o açúcar em uma panela grossa, em fogo médio.
Logo em seguida, quando começar a dissolver nas laterais, vai mexendo e retirando das laterais para não queimar.
Então, espere dissolver o açúcar por completo, sempre mexendo – nesse momento abaixe o fogo para evitar que sua calda queime.
Depois de ter dissolvido todo o açúcar comece colocando água aos poucos.
Continue mexendo sem parar até incorporar. Coloque mais um pouquinho de água e mexa. E assim, sucessivamente;
Ao terminar de colocar toda a água, e quando não tiver mais nenhum torrão de açúcar, desligue o fogo. A calda estará com uma cor âmbar.
Por fim, ao desligar o fogo o ponto da calda é um ponto mais ralo. Ao esfriar ela ganhará consistência e não irá endurecer demais.
Caso queira um pouco mais grossa, deixe a calda ferver mais um pouco, cuidado para não passar do ponto.
Transfira para um outro recipiente e deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente.
Dicas para a calda perfeita:
Podemos trabalhar com 2 tipos de açúcar, cristal ou refinado. Ambos darão um ótimo resultado.
Qual açúcar recomenda? Para os iniciantes eu recomendo trabalhar com o açúcar cristal, pois o refinado tem a facilidade de queimar mais rápido.
Temperatura da água: Para fazer a calda você pode utilizar água em temperatura ambiente ou quente. Nunca utilize água gelada.
Minha calda cristalizou e agora? A calda cristaliza quando a água é colocada muito rápido junto ao açúcar dissolvido. Por isso é importante colocar a água aos pouquinhos e ir mexendo até incorporar bem. Só depois ir colocando mais um pouco e mexendo, até finalizar.
Minha calda endureceu depois de fria: A calda endurece depois de fria se deixar ela engrossar demais ainda no fogo. Ao deixar a calda mais líquida ao desligar o fogo, quando ela esfriar estará mais consistente – e não endurecida.
Minha calda está amargando, o que eu faço? A calda amarga quando ela queima. Por isso é importante deixar sempre em fogo baixo tão logo o açúcar esteja dissolvido. Até pegar a prática, use o fogo baixo para todo o processo. E, lembre-se, sempre mexendo.
Pronto! Agora faça nossa receita de pudim que tenho certeza que com essa receita de Calda de caramelo para pudim será um sucesso.