Receita típica da região nordeste, o caldo de mocotó vem se tornando um dos preferidos para quem está em busca de uma bebida quente, que alimenta e ao mesmo tempo dá energia.
Agora, você sabe o que torna esse preparado tão especial e porque ele faz tanto sucesso até mesmo fora do Nordeste? Seja por seu tempero ou a mística envolvendo o caldo de mocotó, de que “levanta até defunto”, muita gente já quis experimentar, e desde então nunca mais abriu mão.
Receita de Caldo de Mocotó
Ingredientes:
1 colher de (sopa) de coentro picado
2 colher de (sopa) de azeite
2 ovos cozidos
6 dentes de alho
1 mocotó
1 cebola
sal
Modo de preparo:
Primeiramente, limpar o mocotó, ferver com o vinagre, retirar a água.
Logo em seguida, lavar o mocotó, refogar com o azeite, alho, sal, cebola, colocar água e deixar cozinhar até soltar a carne dos ossos.
Então, pegar a metade da carne e bater no liqüidificador com o próprio caldo de mocotó.
Em seguida, misturar a outra parte da carne picada e deixar cozinhar por 10 minutos.
Por fim, servir bem quente com ovos, coentro e pimenta.
O que é mocotó?
O mocotó nada mais é do que uma parte da canela e do pé do boi. Saudável e nutritivo, seu consumo fornece uma boa quantidade de vitaminas e minerais, entre eles o tutano.
Esse composto, que fica na parte interna do osso, fornece vitaminas, minerais e gorduras boas ao coração. Além disso, é rico em colágeno, ajudando a prevenir a flacidez e ajudando a recuperar a elasticidade da pele.
Por que o Caldo de Mocotó é forte?
Muita gente considera o caldo de mocotó como um alimento forte porque ele é bastante encorpado. Há quem, inclusive, o considere como muito calórico, recomendado que seu consumo seja realizado com menor frequência.
No entanto, o caldo de mocotó traz diversos benefícios à saúde. Por exemplo, ele é bom para a pele, por conter colágeno, ajuda a emagrecer, já que mantém a saciedade por muito tempo, protege as articulações, melhora a digestão e fortalece o sistema imune.
E, por ser um alimento que deve ser consumido quente, ajuda a aquecer nos dias mais frios, dando aquela disposição que muitas vezes os dias de inverno nos tiram.
Qualquer pessoa pode comer?
Outra dúvida bastante comum quando se pensa no caldo de mocotó é se há alguma contraindicação. Afinal, qualquer pessoa pode comer? A resposta aqui é sim.
Por ser um alimento rico em vitaminas e minerais, ele pode ser consumido por todas as pessoas, inclusive diariamente, já que supre uma boa quantidade das necessidades nutricionais, sobretudo de um adulto. Quer fazer outra receita bem forte? Faça nossa receita de vaca atolada, você vai adorar.
Agora não tem mais desculpa para não fazer o Caldo de Mocotó na sua casa.