Um dos pratos mais conhecidos de nossa culinária, a costela assada arranca suspiros de quem aprecia uma boa carne. Seja consumida sozinha, como um tira gosto ou como estrela aquele almoço de domingo, a costela assada é popular em todos os estados.
Agora, sabia que a costela assada tem alguns segredos? Para desvendar todos, confira o texto que preparamos abaixo, e se prepare para fazer a sua costela no almoço de domingo, vamos te dar suas opções de receita, uma assada no forno e outra feita na panela de pressão, confira:
Receita de Costela Assada no Forno
Ingredientes:
1 tira de costela de boi de 10 cm de largura por aproximadamente 40 cm de comprimento
1 copo de vinho tinto seco
pimenta-do-reino preta em grãos
sal grosso
Modo de preparo:
Primeiramente, misturar a pimenta, na proporção de 1 para 10, com sal grosso.
Logo em seguida, passar a mistura de sal e pimenta sobre a carne e levar ao forno pré-aquecido.
Então, durante o cozimento pode subir a 250 graus, mas ao colocar a carne (com osso para cima), reduzir a metade. Nesta temperatura a carne leva até 4 horas para ass ar.
Depois de 1 hora e meia, virar a costela, para que os ossos fiquem para baixo, e começar a regar lentamente com 1 copo de vinho tinto.
Depois de 3 horas, começar a testar a maciez, espetando a carne. Se o animal for mais jovem já deve estar quase pronto. Caso contrário, serão necessárias 4 horas. Não se preocupe com a cor.
Por fim, ao longo do tempo a cor chega e ao terminar, estará crocante como se espera.
Caso você queira mais crocante ainda, quando estiver quase pronto aumentar a temperatura para 200ºC para dar o que os gaúchos chamam de “ligeirão”.
Costela de Panela de Pressão
Ingredientes:
1 quilo de costela de boi
2 cebolas grandes picadas em rodelas
1 cabeça de alho
sal á gosto
água
Modo de preparo:
Primeiramente, cortar as cebolas em rodelas grossas e colocar na panela de pressão.
Em cima colocar a costela cortada em pedaços, o alho triturado e o sal salpicado em cima da carne.
Então, completar com água tampar a panela e levar ao fogo alto até pegar a pressão, em seguida abaixar o fogo e deixar cozinhar por 45 minutos.
Um ótimo acompanhamento é colocar a costela dentro de um pão caseiro para comer, fica ótimo.
O que é costela de boi?
Um dos cortes de carne mais consumidos pelos brasileiros, a costela provém das duas partes laterais do corpo dos bois. Existem dois tipos de costela que se retiram para consumo: a ponta de agulha e a costela do tipo ripa. O preparo destes dois tipos de carne vai depender de qual critério de classificação o corte se enquadra.
Aliás, a forma mais comum de se consumir a costela é justamente no churrasco, para que se possa aproveitar as partes mais gordurosas dela. Rica em fibras, a costela pode ser consumida também com legumes e hortaliças.
Qual é o nome da costela boa para assar?
Embora tanto a costela de ripa como a ponta de agulha sejam boas para assar, a ponta de agulha é a mais recomendada para quem quer preparar um bom assado, ou mesmo aquele churrasco no final de semana.
Isso porque a costela ponta de agulha, que é retirada da parte dianteira e traseira do boi, tem ossos mais finos, muitas cartilagens e gordura e carne incorporadas, o que a deixa bastante suculenta e bastante macia, ótima para aquele assado.
Quanto custa?
O preço da costela varia de acordo com o tipo de carne que a pessoa deseja comprar e do tamanho da peça, que pesa cerca de 20 kg. Em alguns locais é possível encontrar uma peça de costela por cerca de R$ 14 reais o quilo.
Quanto tempo demora para fazer a Costela Assada em casa?
O tempo de preparo de uma costela em casa depende da receita escolhida e da potência do forno. Por exemplo, uma receita de costela assada no forno demora duas horas e 30 minutos para ficar pronta, enquanto uma receita de costela que desmancha pode levar mais de quatro horas para ficar pronta.