O creme mousseline é uma variação do creme confeiteiro, onde é adicionada manteiga em ponto pomada.
Neste creme pode ser usada manteiga na proporção de 10% a 50% em relação ao peso total do creme de confeiteiro pronto. Por exemplo, se eu tenho 300 gramas de creme confeiteiro posso colocar de 30 a 150 gramas de manteiga na receita.
Uma dica boa é sempre bater o creme confeiteiro gelado com o fouet primeiramente para ele ficar cremoso e depois colocá-lo na batedeira junto com a manteiga em ponto pomada. Bata os dois em velocidade média por cerca de 1 minuto.
Receita Creme mousseline
Ingredientes:
115 gramas (1 xícara de chá + 1 colher de sopa) de manteiga sem sal
460 gramas de creme de confeiteiro (clique aqui e aprenda a fazer)
Modo de preparo:
Primeiramente, bata a manteiga até que vire um creme fofo e esbranquiçado.
Alise o creme de confeiteiro e adicione a manteiga, sempre 1/3 por vez.
Isso é válido para todas as receitas que incorporam uma na outra: coloque 1/3 no início para rarear um pouco a outra receita e em seguida os demais 2/3 para finalizar e aerar.
Por fim, use o creme. Caso não for usar no dia guarde ele na geladeira.
Muitas receitas ensinam a bater o creme ainda quente na batedeira e quando ele começa a esfriar são acrescentados os pedaços de manteiga gelada aos poucos.
Podemos usar o creme mousseline em recheios de tortas, bolos amanteigados e éclairs. A sobremesa francesa mais comum que se utiliza desse creme é o fraisier. Aqui já ensinamos outras variações como o Crème Légère.
Amo essas receitas já fiz várias vezes o bolo chiffon de chocolate e massa branca top