Diferença entre extrado de baunilha e essência

A baunilha é um verdadeiro tesouro, pode melhorar muitos pratos e sobremesas, apenas com seus aromas únicos e muitas vezes poderosos. Além disso, é melhor saber corretamente usar para aproveitar ao máximo os sabores e acima de tudo, realçar de diferentes maneiras suas receitas.

Extrato de baunilha

O extrato de baunilha é obtido a partir da maceração das vagens de baunilha em um álcool com alto teor de álcool (Vodca), com o qual faz uma infusão em um xarope de açúcar concentrado que é armazenado em frascos (marinado entre um mês e três meses antes de usar).
Ele apresenta líquido concentrado e é usado na culinária em sobremesas e doces, também bebidas. Processo natural, onde as vagens de baunilha são usadas.

baunilha

O extrato de baunilha é a forma mais pura do líquido. A sua parte saborosa vem exclusivamente da vagem de baunilha. O extrato, mesmo de qualidade, não terá o sabor exato da baunilha a menos que seja misturado em algum suporte.

extrato de baunilha

No entanto, é muito simples e rápido para usar. Seu poder de gosto está relacionado à sua concentração que são geralmente de 300 a 400 gramas por litro no produto final.

Receita de extrato de Baunilha

Ingredientes:
Favas de baunilha – 3 unidades
Vodka – 240ml
Pote de vidro esterilizado

como fazer extrato baunilha

Modo de preparo:
1- Corte as favas ao meio no sentido do comprimento.
2- Raspe com a faca ou com uma colher a parte interna de cada metade, do começo ao fim, para tirar as sementinhas.
3- Coloque as favas e as sementes no pote de vidro com a vodka e dê uma chacoalhada para misturar tudo.
4- Guarde o pote em local fresco longe do sol. Espere pelo menos 2 meses para começar a usar. Se você tiver paciência espere 6 meses, o extrato estará com pouco gosto de álcool e muito sabor de baunilha.

Essência da baunilha

A essência da baunilha é um substituto que desempenha a mesma função de sabor, mas o processo de preparação é bastante diferente, fácil e bastante mais barato.

essencia de baunilha

É preparada de forma industrial com eugenol (óleo de cravo), essência extraída do craveiro e é combinada com ácidos análogos que ocorrem em cristais incolores. O processo industrial para obter a síntese de baunilha através de um processo químico. É amplamente utilizado em culinária, confeitaria e chocolate.

Para resumir, se tiver a possibilidade de usar a fava e o extrato dela, sua preparação vai ficar mais rica em sabores e experiências, mas não deixe de saborear essa especiaria por isso, use a essência sem pestanejar! A proporção é geralmente a mesma, porque a pungência é muito parecida. Só a versão em pó que precisa de mais atenção pois contém outros ingredientes em sua composição. Assim, adicione aos poucos para verificar sua preferência.