Quando se trata de ocasiões mais arrumadas e formais, os tradicionais brigadeiro, beijinho e cajuzinho dão lugar aos tão queridos doces finos. A mesa de doces é uma das mais requisitadas em festas de casamento, e o que poderia passar despercebido pelos convidados vira, na verdade, uma das principais atrações. Saiba mais sobre doces finos no post de hoje.
O que são doces finos?
Pequenos, feitos com ingredientes especiais, acabamento impecável e uma riqueza impressionante de detalhes. Esses são os doces finos, o complemento perfeito para festas super especiais.
Uma simples receita de brigadeiro pode ganhar ares novos com ingredientes premium – substituir o tradicional chocolate em pó por uma barra de chocolate belga, por exemplo. Os pequenos formatos dos doces são compensados por ingredientes extremamente refinados, conferindo um clima mais chique à comemoração.
Além do delicioso sabor, outra parte importantíssima para os doces finos é a sua apresentação. O acabamento é impecável e há riqueza de detalhes em cada um deles. A equação sabor + apresentação é fundamental nesse caso.
Combinações com frutas, nozes e chocolate são bastante comuns e, para o acabamento, é possível decorar com pequenos motivos feitos de pasta de açúcar, crocantes, caramelizados, banhados de chocolate ao leite/branco, e muito mais.
Festas com doces finos?
Doces finos são sempre boas pedidas em festas formais. Eles são extremamente requisitados para casamentos, afinal, eles complementam muito bem a decoração de uma mesa – e não são só bons de comer com os olhos, são bons para comer com a boca também.
Entretanto, também aparecem bastante em formaturas, festas empresariais e outras ocasiões nesse universo das festas formais.
ALGUNS EXEMPLOS DE DOCES FINOS
Camafeu de nozes
O doce camafeu foi inspirado por um adereço muito utilizado na decoração e na moda por nobres entre os séculos 15 e 19. A origem da palavra “camafeu” é do latim “cammaeus”, que quer dizer pedra entalhada ou esculpida. O doce levou esse nome por conta do seu formato, que lembra o da joia, e é feito a partir de calda de açúcar, nozes raladas e ovos.
Trufas
As trufas são um tipo de doce feito com chocolate. Geralmente, seu recheio possui chocolate, creme de leite e alguma bebida alcoólica, como o conhaque, além de nozes, avelãs ou frutas cítricas, e costuma ser finalizado com cacau em pó. O doce recebeu esse nome em analogia à trufa negra, um cogumelo subterrâneo de tamanho pequeno, escuro e de formato arredondado.
Macaron
Sempre encantadores e coloridos, os macarons são doces de origem italiana, mas frequentemente associados à culinária francesa. Foi no século XX que ele ganhou a aparência que tem hoje, compondo muito bem uma mesa de festa mais formal. Limão siciliano, chocolate com Cointreau, blueberry, frutas do bosque, amarena e gerânio com framboesa são alguns dos vários sabores de macaron. Aprenda aqui como fazer macaron.
Mini-tarteletes doces
Com receita originária da França, os mini-tarteletes são pequenas tartes servidas com recheios doces em porções individuais. O doce foi criado nos anos 1970 por um chef a pedido da realeza. As frutas são recheios bastante requisitados nas comemorações.
Sou apaixonada por doces finos
Ótimo artigo, bem detalhado e muito bem ilustrado. Parabéns!