Provavelmente você já viu por aí um bolo com esse efeito de calda derramando. A tendência na confeitaria internacional começou a aparecer aqui no Brasil e tem um nome: Drip Cake. Em bom português, a expressão quer dizer “bolo com gota” ou mesmo “bolo pingando”. Confira essa novidade da confeitaria e prepare-se para transformar seus bolos daqui para frente.
O QUE É DRIP CAKE?
Como seu próprio nome diz, o Drip Cake se trata de uma decoração de bolos moderna, que traz a ilusão da calda derretendo desde o topo do bolo até a base. Esse efeito requer bolos mais altos que o normal – a partir de dois andares – e exige uma técnica específica para que dê certo e não ocorra acidentes.
A base do Drip Cake é uma cobertura lisa. Assim, é adicionado um ganache colorido escorrendo desde o topo e uma interessante decoração na parte de cima. A cobertura pode ser de glacê, buttercream ou outra de sua preferência. Já as gotas escorrendo pelo bolo são feitas com ganache de chocolate – ao leite, branco ou amargo – e o céu é o limite quando nos referimos às cores.
A decoração do topo do Drip Cake pode ser feita com flores naturais, frutas frescas, chocolates, suspiros, macarons e outros adornos incríveis. O efeito é imediato e traz um clima divertido para a festa. É impossível passar despercebido.
Onde surgiu o Drip Cake?
Esse efeito apareceu no Brasil no início de 2016 e, desde então, tem se tornado cada vez mais popular. A responsável pela tendência na confeitaria é uma jovem de Sydney, Austrália.
(bolos Drip Cakes da Katherine Sabbath)
Katherine Sabbath era uma professora colegial na cidade de Campbelltown, em Nova Gales do Sul, quando decidiu se dedicar à sua verdadeira paixão, a confeitaria. Hoje, Katherine e suas delícias são bastante populares no Instagram, onde ela acumula quase 400 mil seguidores.
Como Fazer Drip Cake
A técnica, por mais que não pareça, não é assim tão difícil reproduzir um Drip Cake. Depois que o bolo estiver recheado e com uma cobertura lisa, você pode usar uma colher ou saco de confeitaria para despejar o ganache nas bordas do bolo. Depois de rodeá-lo, é só completar o topo com ganache e uniformizar com uma espátula delicadamente.
Mas, como tudo na confeitaria, é importante ficar atenta à técnica para que o acabamento saia perfeito. Ter alguma experiência é indispensável para que o Drip Cake tenha uma aparência satisfatória e que consiga durar várias horas em cima da mesa, sem estragar a festa.
Um ótimo começo para um bolo perfeito é uma boa base, ou algo para o chocolate ou cobertura escorrer. Um acabamento suave de buttercream funciona melhor. Trabalhar com o bolo refrigerado é o grande segredo. Um bolo frio e macio não apenas cria um acabamento contínuo e interrupto para a cobertura escorrer, mas o bolo resfriado ajuda a controlar os pingos de deslizamento até o final do bolo. E caso precise concertar algo, com o bolo resfriado fica melhor.
Muitas coberturas são feitas no fogão ou exigem algum calor. Você deve permitir que a cobertura esfrie um pouco antes de pingar no seu bolo.
Fotos de Drip Cakes para você se inspirar
Que tal experimentar esse novo estilo de decoração?
Maravilhoso as receitas, vou tentar fazer Donuts americano ??
Adorei os modelos e método de confeção bem objetivo
Obrigada
Lindo gostei muito
AMO fazer BOLOS Caseiros, normalmente uso caldas para decorar os bolos, q fique com esse efeito escorrendo. Mas sempre q me encomendam bolos mais elaborados para níver, fico insegura, pois não sou Boa com técnicas de bico. Quando vi os Drip Cakes, pensei, é isso!!! Bolos de níver com CALDAS…AMEI!!