Quando se trata de escondidinho esse é um dos sabores preferidos, o Escondidinho de Carne Seca faz bastante sucesso seja no almoço de família ou no restaurante.
A receita de Escondidinho de Carne Seca, leva um delicioso purê de batatas, ou de mandioca que é ele que vai esconder a carne seca, vai ficar como um recheio, essa receita fica muito cremosa e super saborosa. Confira:
Escondidinho de Carne do Sol com mandioca
Ingredientes:
1 quilo de carne seca cozida e desfiada
1 quilo de mandioca
80 gramas de queijo ralado (mussarela ou parmesão)
1 colher de (sopa) de manteiga
azeitonas verdes sem caroço
100 gramas de queijo mussarela fatiado o suficiente para cobrir
200 gramas de requeijão
30 ml de leite integral
1 cebola
sal á gosto
azeite
Modo de preparo:
Primeiramente, cozinhe as mandiocas caso elas ainda não estejam cozidas, também cozinhe a carne de sol.
Então em uma panela coloque a mandioca amassada, vamos fazer um purê de mandioca, adicione o leite, a manteiga e o sal.
Quando estiver pronto, adicione o requeijão e o queijo ralado e misture um pouco.
Em outra panela adicione o azeite e coloque a cebola picada em cubos, quando a cebola começar a dourar coloque a carne de sol e refogue ela. Então faça a montagem:
Montagem do Escondidinho de Carne Seca:
Em uma travessa, coloque um fio de azeite e espalhe bem, é importante untar ela.
Então coloque metade do purê de mandioca, coloque a carne de sol, coloque então a azeitona picada.
Por fim, cubra com o restante do purê, cobrir com o queijo mussarela e levar ao forno para que o queijo derreter e dourar.
O que é?
O escondidinho de carne seca é um prato típico da região nordeste do Brasil e que ganhou fama no país inteiro. É preparado à base de purê de mandioca (conhecida também como macaxeira ou aipim) ou, ainda, com batata, recheado com carne seca.
Sua montagem é bastante simples. Basta começar com uma camada de carne seca dessalgada e refogada, sobreposta com purê de mandioca. Para finalizar, coloque uma camada generosa de queijo e leve ao forno para gratinar.
O escondidinho de mandioca é servido bem quente, para que se possa sentir a maciez da mandioca e o queijo derretendo enquanto você come essa iguaria.
Por que o escondidinho se chama escondidinho?
A origem do escondidinho é um tanto controversa. Alguns acreditam que esse prato típico da culinária nordestina nasceu na Europa, onde em algumas regiões da Inglaterra já havia o costume de preparar pratos onde a carne ficava “escondida” entre camadas de batatas.
Já para outros, o escondidinho é um prato genuinamente brasileiro, nascendo na região do nordeste, lar de sua receita típica. Mas, independente de sua origem, o significado de seu nome está no fato de que o escondidinho é uma espécie de surpresa para quem come, já que a carne seca fica escondida entre camadas de mandioca, garantindo que a mistura de sabores tornem esse prato único.
Qual a melhor carne seca para desfiar?
Graças a seu sucesso, o escondidinho hoje possui diversas alternativas de receita. É possível fazer a receita com praticamente todo tipo de recheio. Mas a tradicional é, sem dúvida, a carne seca.
Pensando nisso, você sabe qual é a melhor opção para desfiar? A resposta é sim: é a carne de sol, vinda da região nordeste e que pode ser adquirida em lojas que vendem produtos típicos. Ela se adapta melhor a esta receita.
Faça então a receita de Escondidinho de Carne Seca na sua casa.