O tradicional bolo tem passado por algumas transformações, criando produtos de confeitaria incríveis, tais como popcake, naked cake e cupcake, É uma delícia melhor que a outra. Cada uma tem um destaque especial no mercado de doces e confeitarias, mas um que chegou há alguns anos e continua satisfazendo clientes e gerando bastante renda para quem fabrica é o cupcake.
É possível ganhar dinheiro criando cupcakes artesanais. Várias pessoas têm investido em negócios de cupcake, começando a trabalhar em casa, e depois ampliando em quiosques e lojas especializadas para venda do produto.
Como surgiu o cupcake
Em tradução literal, o cupcake é um bolo de xícara. Ele é pequeno, delicado e colorido, e há quem ache que ele surgiu há pouco tempo. Mas a verdade é que ele existe há pelo menos dois séculos e foi originado no Reino Unido (e não nos Estados Unidos, como acham muitas pessoas). Sim, isso mesmo: ele era servido no chá das cinco; mas especialmente para crianças. O cupcake nasceu com água de rosas e canela em sua composição, por isso, era mais conhecido como fairy cakes, que traduzindo significa “bolo das fadas”.
Mas o surgimento do bolinho tem suas contradições. Por exemplo: há menção dele no livro “Culinária Americana”, de Amelia Simms, em 1796.
O fato é que cupcake ganhou notoriedade quando passou a aparecer em alguns filmes hollywoodianos, até que seu formato fofo ganhou loja especializada, em 1996, em Nova York. No Brasil, ele demorou um pouco mais aparecer. Por isso, engana-se quem pensa que o cupcake é uma invenção recente.
Quanto dá para faturar com venda de cupcakes
O cupcake já ganhou popularidade no Brasil, se tornando um xodó da confeitaria por ser pequeno, delicado, delicioso, chique, moderno e prático. O mini bolo de massa fofa e bem recheado está presente em todas as comemorações, agradando pessoas de todas as idades. Seja em eventos de empresas, aniversários, casamentos, pequenas reuniões, chá de bebê e até como lembrancinhas, a mini obra de arte em forma de bolo é um sucesso.
Cada vez mais, crescem o número de cupcakerias no país, fortalecendo o consumo e solidificando o cupcake como um produto necessário. Por isso, ainda é tão fácil empreender no ramo de cupcakes.
Por ser fácil de confeccionar, é possível iniciar a venda de cupcakes como um comércio pequeno e paralelo a outras atividades profissionais. Quem tem uma grana extra na poupança pode começar investindo em máquinas próprias para o preparo de cupcakes, assim a produção já começa alta e a possibilidade de retorno também. O faturamento médio quem produz cupcakes pode aumentar 25% ao mês.
Uma massa para bolo grande pode render dezenas de cupcakes, por isso, o custo é baixo e vale muito a pena. Cada cupcake pode ser vendido entre R$ 3 e R$ 10, o preço varia de acordo com o tamanho e os sabores.
Você ainda pode reinventar o mini bolo, produzindo bolos de 500g em formato de cupcake. O importante é seguir a ideia de massa deliciosa, com muito recheio e cobertura de tirar o fôlego.
Aumente a venda de cupcakes
Todo cliente se sente seduzido quando vê um cupcake bem feito e bem decorado. Ele pode até não saber se é gostoso, mas vai querer experimentar. Por isso, fazê-los cada vez mais bonitos e diferentes vai atrair mais consumidores. Aprimore sempre sua técnica de massas de bolo, de recheio e de cobertura.
Aproveite e leve sua técnica para outros produtos de confeitaria e doceria, como: bolo no pote, naked cake, brownie, brigadeiro gourmet e trufas.
O ideal é que você venda-os sempre em combos, porque é aí que o cliente vai pagar um pouco mais caro e consumir mais cupcakes. Faça parcerias para degustação de pessoas influentes no setor de eventos. Eles poderão indicar você para outros clientes e aumentar a sua rede de contatos.
Por falar em rede de contatos, sua divulgação na internet é sempre uma forma de aumentar a clientela e o número de encomendas.
Variedade de cupcakes
O seu diferencial de vendas está na cartela de sabores. Vale ousar, desde que os sabores harmonizem entre si.
Há cupcakes de: cenoura com um pedaço de confetes de chocolate no topo; massa de capuccino com cacau em pó salpicado na cobertura; massa com sabor de maçã e cobertura de amêndoas; massa chocolate recheada com geleia de pimenta; massa de baunilha e recheio de cheesecake; massa de pistache recheada com ganache preta; massa de chocolate recheada de frutas vermelhas e assim por diante.
Hum… Quanta delícia! Cupcake é tão bom que engana qualquer dieta porque é pequeno.
Além do cupcake tradicional, que é aquele que vende na forminha, há as seguintes variedades de cupcake:
- cupcake de colher
- cupcake chocotone
- cupcake de colher
- cupcake hamburguer
- cupcake gluten free
- cupcake sem lactose
Como fazer cupcakes para vender
Fazer cupcakes é super fácil. Você precisa de receitas base de massa de bolo e recheios diversos. Só não vale deixar faltar aquela cobertura caprichada que chama a atenção de todo mundo. Vamos à receita de massa básica para cupcake? Não há segredo.
Anote os ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de acúcar
- 1/2 xícara (chá) de margarina
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Comece batendo as claras em neve e reserve. Bata, à parte, as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Adicione a margarina e bata mais um pouco. Após isso, acrescente o leite, o aroma de baunilha e a farinha de trigo. Bata todos esses ingredientes até encorpar. Coloque o fermento na massa e depois as claras em neve. Mexa tudo delicadamente.
Nas forminhas de cupcake, coloque as forminhas de papel e preencha com a massa até ¾ da forma. Asse no forno pré aquecido a 180 graus por 30 minutos. Verifique se a massa está assada espetando-a com um palito. Caso saia limpo, pode retirar as forminhas do forno. Aguarde esfriar para rechear e confeitar.
Curtiu? Agora invente e reinvente recheios e coberturas sensacionais, e boas vendas!