Se não sabe o que é glow cake, você por estar perdendo pontos dentro do mundo da confeitaria. O glow cake é, nada mais, nada menos, do que a moda da vez no que se refere a bolos.
Por isso, criamos este conteúdo especialmente para que você se abra para essa tendência e amplie o seu mercado de atendimento. Vem com a gente!
O que é Glow Cake?
Traduzido do inglês, glow significa brilho. Recentemente, esse termo foi apropriado pelo mundo da maquiagem, com iluminadores faciais que dão um leve contorno e brilho na pele, deixando-a com o aspecto mais natural e saudável.
Pode-se dizer que o termo também é bastante comum no período carnavalesco aqui no Brasil, porque todos adoram usar e abusar do glitter.
De um “mundo” para o outro, na confeitaria o glow se tornou uma inspiração porque o efeito brilhoso dá um toque exuberante, que chega a ser luxuoso em algumas decorações. Então, em resumo, o glow cake é isso: um bolo brilhante.
Esse efeito é conquistado graças ao glitter comestível – santo mundo da confeitaria! Ele exige algumas técnicas especiais para criar aderência na cobertura e também para não parecer exagerado, caso esse não seja o objetivo, obviamente.
Por que o Glow Cake é uma tendência?
A tendência do glow cake no Brasil é recente. Ela foi desenvolvida pela culinarista Liselle, que possui 3 estrelas Michelin na confeitaria mundial.
O glow cake é uma verdadeira paixão nacional, atualmente, tendo sido requerido em cardápios para diversas ocasiões. Isso mesmo! O glow, embora dê um toque luxuoso, tem sido repaginado pelos confeiteiros brasileiros para conquistar ainda mais público.
E a tendência acontece exatamente por essa matemática: repaginação + brilho. Afinal, o brilho chama atenção mesmo, logo, não é necessário outro motivo para se tornar uma grande tendência.
Noivas, debutantes, celebrantes de bodas, todo mundo tem pedido o glow cake. Não importa se é batizado, formatura, festa de adulto ou de criança. Isso tem levado muitos profissionais a correrem para aprender mais sobre o bolo e garantir clientela.
Você também está atrás? Então, continue lendo este conteúdo que você vai aprender já a fazer o efeito glow em suas produções de confeitaria.
O que é necessário para fazer um Glow Cake?
É simples fazer um glow cake, acredite! Principalmente, porque o glow é na decoração e não na massa do bolo em si. Veja de que forma você pode alcançar o efeito glow cake em suas criações:
Como fazer Glow Cake com Borrifador:
Materiais:
● Chantilly
● Corante comestível
● Glitter comestível (muita atenção, não é qualquer glitter)
● Um borrifador/pulverizador de confeiteiro
Modo de aplicar: Misture o chantilly ao corante até obter uma cor desejada. Depois, cubra o bolo com esse preparo colorido. Coloque o pó de glitter no borrifador/pulverizador e borrife-o sobre o chantilly até cobri-lo totalmente. Após isso, você pode decorá-lo com flores, frutas secas etc.
Como fazer Glow Cake na pasta americana:
Materiais:
● Pasta americana da mesma cor do glitter
● Rolo
● Glitter comestível (mais uma vez: atenção, não é qualquer glitter)
● Água
● Um pincel
Modo de aplicar: abra a pasta americana com o rolo e cubra o bolo com ele. Corte as sobras da massa. Misture o glitter à água (uma parte de água para uma parte de glitter). Molhe o pincel nessa solução e passe por todo o bolo até cobri-lo. Deixe-o secar para que você veja o belo efeito. Por fim, decore-o com frutas secas e flores.
Como fazer glow cake com cola de CMC
Materiais:
● Glitter comestível (não esquecer que é o comestível)
● Pasta americana na mesma cor do glitter
● Rolo
● CMC e água
● Pincel macio
● Borrifador/ pulverizador
Modo de usar: Abra a pasta americana com o rolo e cubra o bolo totalmente. Após isso, misture a água e o CMC até obter uma consistência gelatinosa. Molhe o pincel e passe por toda a pasta americana. Rapidamente, borrife o glitter sobre todo o bolo. Após secar, conclua a decoração ao seu gosto ou do cliente.
Foto de Bolos Glow Cake:
Dicas para um Glow Cake Perfeito
Aproveitando que você compreendeu a simplicidade do glow cake, aqui vão algumas dicas para complementar o seu trabalho:
● Nós repetimos algumas vezes, mas não é bobagem lembrar que o glitter deve ser comestível.
● O efeito glow já deixa o bolo bastante chamativo. Portanto, conclua a decoração com poucos elementos, só para “fechar” o requinte.
● Use sempre algo colante antes de aplicar o glitter. Pode ser buttercream, chantilly, CMC, e outros.
Pronto! Agora, você está pronto para brilhar muito com esta tendência. Sucesso com seus glow cakes.
Estou adorando conhecer a página. Trabalho na área há pouco tempo mas tenho quase 15 anos de cozinha profissional. É gratificante um conteúdo assim que permite acesso a todos. Parabéns pelo trabalho!
Posso usar gliter comestível no glacê mármore?Obrigada Suzana
pode sim, desde seja coméstivel.
obrigada amei saber como fazer o glow cake.