Trata de um doce que é tipicamente mineiro, e é a partir das produções artesanais, ele é produzida a base de goiaba e açúcar, resultando em um tipo de barra de doce de corte. Hoje, vamos te ensinar como fazer a receita de Goiabada Cascão Caseira.
A goiabada casão é bastante usada na confeiteira, pode ser usada junto com bolo de fubá, ou até mesmo como recheio de biscoitos casadinho. Aprenda agora a melhor receita de Goiabada Cascão Caseira:
Receita de Goiabada Cascão
Ingredientes:
1 kg de goiaba vermelha madura
100 ml de suco de limão
800 gramas de açúcar cristal
Modo de preparo:
Primeiramente, lave e higienize a goiaba, se tiver alguns macucados ou pontinhos escuros retire.
Logo em seguida, corte ao meio, retirando e reservando a polpa. Pique em pequenos pedaços em um tacho de cobre.
Então, bata a polpa com um pouco de água e passe por uma peneira.
Misture à goiaba picada, acrescentando o suco de limão e o açúcar cristal.
Mexa sem parar até que ela fique grossa e vermelha e apareça o fundo do tacho (cerca de 1h30min).
Forre um tabuleiro com filme plástico ou papel alumínio, deixando sobras na superfície.
Disponha a goiabada. Aperte com o dorso de uma colher e embrulhe com o filme plástico que ficou por cima.
Por fim, deixe descansar por 2 horas antes de consumir. Essa goiabada tem a validade de 3 meses.
Veja qual diferença entre a goiabada Comum e a cascão?
A goiabada é sem dúvida um dos mais saborosos doces de Minas Gerais. E em parceria com o queijo minas, forma uma dupla que fica irresistível. A questão é que poucos sabem o que é a goiabada cascão e a diferença dessa goiabada para a goiabada comum.
É que a goiabada cascão original é feita no tacho de cobre, fogão a lenha, usando açúcar e pedaços de goiaba com a casca da fruta e possui o sabor da goiaba mais acentuado e natural.
Precisa de tacho?
O tacho de cobre é de grande importância para definir a cor brilhante e a textura natural do doce porque o cobre garante a difusão correta do calor, permitindo chegar ao ponto exato do doce. Ou seja, se não foi feito em tacho de cobre, não pode ser considerado goiabada cascão.
E a goiabada comum é feita com a polpa da fruta, sem a casca, é cozida em fogão industrial, em panelas de alumínio e em alguns casos, usam conservante. No geral essas goiabadas industriais não vem com o nome cascão, somente goiabada, justamente por não usar tacho de cobre e a casca da goiaba. Como você viu a goiabada cascão é diferente da goiabada comum, pois, o processo exige fogo à lenha e largos tachos de cobre.
Agora não tem mais desculpa para não consumir Goiabada Cascão Caseira na sua casa. Aproveite que agora já tem goiabada e faça nossa receita de beliscão de goiabada.