O momento de tirar o bolo do forno sempre precede o momento de desenformá-lo. Será que assou inteiro? Não queimou na base? Ele vai desenformar por completo? Será que irá quebrar? Se o bolo sai bonito da forma, é um momento de glória.
Quem mais se identificou com essa situação?
Geralmente, para evitar que o bolo despedace na forma, lança-se mão do papel manteiga ou da velha técnica de: untar com gordura e enfarinhar com trigo. No entanto, muitos boleiros reclamam que essa técnica resulta em indesejáveis casquinhas nas bordas e laterais do bolo mais grossas.
Para resolver isso, o mercado já disponibiliza produtos desmoldantes de bolo que facilitam um desenforme perfeito de massa doce ou salgada.
Como usar desmoldante de bolo
Usar desmoldante é muito simples. O produto de fabricação industrial, mas 100% vegetal, é ótimo para evitar o trabalho de passar manteiga e farinha em formas e manter a higiene sem sujar as mãos. Ele não possui cor, nem cheiro ou sabor, por isso não interfere nas características da receita de massas.
O primeiro passo para usar o desmoldante é limpar adequadamente as assadeiras que serão usadas. Na sequência, seque-as, pois o desmoldante não é indicado para superfícies úmidas. Pulverize o desmoldante de spray na assadeira que já estará pronta para receber a massa de bolo. Você ainda pode espalhar o desmoldante e, sobre ele, colocar papel manteiga. Não é obrigatório, porque o desmoldante é um produto seguro, mas ajuda na confiança de quem está começando a usá-lo.
Ele é prático e um parceiro para quem produz trabalhos incríveis na cozinha. Desmoldantes também são muito úteis para o trabalho manual de enrolar brigadeiros e para trabalhar pasta americana.
Aprenda a fazer desmoldante em casa
Embora seja muito útil, algumas marcas de desmoldante no mercado possuem um preço elevado. Por isso, vale a pena lançar mão de receita caseira para fazer desmoldante caseiro e continuar confeccionando massas fofas, finas, firmes e saborosas. Anote a receita super simples abaixo e mãos à obra!
Ingredientes de desmoldante caseiro:
- 1 xícara de óleo de canola
- 210 gramas de farinha de trigo (1 xícara)
- 1 xícara de gordura vegetal
Modo de preparo: junte o óleo de canola e a gordura vegetal em uma tigela e misture. Na sequência, adicione a farinha de trigo. Bata bem com um fouet, colher ou na batedeira até formar uma pasta. E está pronto seu desmoldante caseiro.
Para conservar o desmoldante, guarde-o em um recipiente por até dois meses. Na hora de usar, retire a quantidade necessária para a assadeira e espalhe o produto sobre ela com um pincel ou papel toalha.
Olá boa noite esse desmoldante só pode ser feito com óleo de canola? Gostaria de saber se posso substituir pelo de girassol. Obrigada.
Pode sim.
Para receitas doces costumo usar apenas óleo de coco. Nunca tive problemas em desmoldar dessa forma. Entretanto pretendo adquirir o desmoldante pra testar e também pela praticidade que oferece.
Costumo usar banha de porco ou óleo queimado de frituras e desmolda muito bem. Fica a dica!
Óleo queimado não deixa gosto no bolo?
Não deixa não. Esse desmoldante é ótimo.
Precisa gusar dar na geladeira.
Não precisa
Somente pode fazer com óleos de girassol e canola ??? Quais posso usar na falta deles..e tem que enfarinhar a assadeira ??? Obrigada.
o desmoldante caseiro conserva dentro da geladeira ou em temperatura ambiente por 2 meses?
Olá, posso colocar em vidrinho p spray? Ou a farinha pode entupir a saída do líquido?
Obrigada
O ideal é deixar em um pote e passar com um pincel. ele não fica liquido.
Bom dia,
Preciso saber qual desmoldante devo usar para forma de balas de chocolate.
Existe um desmoldante específico para chocolate???
Você pode usar o desmoldante em spray, a mago tem um que chama “solta fácil” você encontra em qualquer loja de confeitaria