Uma tendência que vem invadindo as festas infantis , é a dos pirulitos de cristal. Eles nada mais são que pirulitos de açúcar transparentes que dão o aspecto de um cristal, por isso o nome. O mais legal dessa tendência é que, por serem transparentes é possível customiza-los de diversas maneiras e o resultado é incrível, é só usar a imaginação!
Caso você nunca tenha ouvido falar sobre essa tendência, ou se quer saber mais para aprender a fazer, continue lendo que vamos contar tudo!
O que é o pirulito de cristal?
São pirulitos que tem uma aparência transparente e fina, o que deixa a impressão de um cristal. Eles podem ser feitos com açúcar ou com isomalte, que é um caramelo sem açúcar e por isso não tem influência no sabor, apenas na aparência.
O pirulito de cristal é uma verdadeira febre principalmente nas festas infantis, pois faz a alegria da criançada. Mas há adultos que também optam por esse doce em sua festa, já que é possível personalizá-lo colocando imagens, desenhos e frases.
Como é feito o Pirulito de Cristal?
Fazer o pirulito de cristal pode não ser uma tarefa fácil, principalmente para quem for fazer pela primeira vez. Mas é tudo questão de técnica e de ir fazendo até pegar o jeito,treino é tudo!
Você pode escolher qual a maneira mais fácil para você. Se já tem experiência trabalhando com glucose de milho pode usar esse método, se não, pode optar pelo isomalte. Independente de qual será a sua escolha, todas têm o mesmo efeito estético no final, a diferença será no sabor do pirulito de acordo com a técnica e insumos.
Pirulito de cristal com açúcar e glucose de milho
Utensílios
- Panela
- Termômetro digital
- Pincel
- formas de silicone ou acetato
- palito de pirulito
- Confeitos Rígidos
Ingredientes
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água
1/2 xícara de glucose de milho
Modo de Preparo:
Junte em uma panela todos os ingredientes e mexa antes de levar ao fogo.
Com um pincel umedecido limpe o açúcar das laterais de sua panela onde ficaram cristais.
Leve ao fogo alto, sem mexer, e espere levantar fervura.
Quando levantar fervura, comece monitorar a temperatura, Quando a temperatura chegar entre 117 ºC e 120ºC, é hora de checar o ponto da sua calda. Se não tem um termômetro esse ponto é chamado de ponto de bala.
Com uma colher retire um pouco da calda e coloque em um recipiente com água fria. Espere um tempo, e pegue com a mão.
A calda deve estar dura e cristalizada.
Se estiver mole, repita o teste até conseguir ponto de bala dura.
A calda está pronta!
Agora transfira para a forma ainda quente, pois endurece rápido, e decore usando sua criatividade! Lembrando que se for usar confeitos, eles têm que ser duros.
Olá, bom dia!
Gostaria muito de fazer um curso presencial de pirulito de cristal. Poderiam indicar um local em São Paulo, Capital?
Muito obrigada
Qual temperatura que tem que chegar o isomalte? Diz que necessito de um termômetro mas não fala a temperatura ideal!
117 ºC e 120ºC