Muito popular no Brasil, embora de origem europeia, o pão de mel é um bolo macio e suculento feito com cacau, mel e especiarias (cravo, canela, noz-moscada e, por vezes, gengibre), coberto por uma camada irresistível chocolate, e geralmente recheado com doce de leite cremoso.
Dizem que a ideia de banhar o pão de mel com chocolate remonta ao tempo em que o cacau foi levado da América Central para a Europa. Os confeiteiros descobriram que, ao cobrir o petisco com uma camada de chocolate derretido, a massa mantinha a umidade e o sabor por mais tempo.
Ao longo dos anos, a receita evoluiu para assumir todos os tipos de preparações e sabores. Não é incomum encontrar pão de mel decorados e com variadas camadas, ideais para festas e ocasiões especiais. Dicas para fazer um pão de mel perfeito.
De onde vem o pão de mel?
As primeiras menções de pão de mel datam do século XVII, embora a preparação fosse muito anterior. Os chineses no século 10 inventaram o pão de mel que eles chamavam de mi-rei.
Trezentos anos depois, o doce se espalhou para o Ocidente indo para os turcos e árabes no Oriente Médio, onde os europeus foram atrás da Terra Santa. Com o passar do tempo, temperos foram adicionados – canela, cravo, anis, gengibre e ou noz-moscada.
Dizem que Catarina de Medici incluiu certos tipos de veneno na preparação do pão de mel para se livrar de seus inimigos, embora talvez essa anedota tente explicar por que a corte sofria de cólicas quando a guloseima era servida para todo mundo.
Receita de pão de mel
Para vender ou apenas para se deliciar você pode fazer a receita de pão de mel recheado que em qualquer das situações o resultado é muito agradável.
Ingredientes para o pão de mel
140 gramas de leite
1/2 colher de chá de canela em pó
3 cravos
1/8 colher de chá de noz-moscada em pó
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
120 gramas de mel
2 ovos
40 gramas de açúcar mascavo
75 gramas de azeite extra virgem
33 gramas de cacau em pó puro
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de sopa de pó de fermento químico
Uma pitada de sal
225 gramas de farinha
200 gramas de chocolate amargo para sobremesas derretido
Doce de leite para rechear
Modo de preparo
Aquecer em um panela o leite com canela, cravo, a noz-moscada, a baunilha e o mel. Deixe ferver por 20 minutos.
Depois desse tempo, bata levemente os ovos com o açúcar mascavo. Adicionamos o azeite e misture. Em seguida, a mistura do leite e mexa bem.
Junte o cacau, o bicarbonato, o sal, o fermento e a farinha. Encha um saco com essa preparação e feche muito bem e deixe na geladeira por uma hora, no mínimo.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Com a ajuda de uma colher, preencha a fôrma (previamente untados com azeite) com a mistura. Asse por 18 minutos a 180ºC e até parecer com um bolo.
Deixe esfriar completamente, em seguida, corte ao meio com uma faca. Recheie com doce de leite e os cobrem com chocolate derretido.
Deixe a cobertura endurecer completamente antes de servir.
Como fazer o pão de mel?
O pão de mel é principalmente um bolo de mel com cobertura de chocolate. Há muitas receitas, das quais se pode experimentar, mas há uma que com certeza é a que mais tradicional e a que se faz com mais frequência.
É uma receita simples, mas o resultado do produto tem um sabor ótimo. O pão de mel que é comercializado no Brasil, industrializado, não tem recheio e é o tradicional.
Muitos, no entanto, amam doce de leite, brigadeiro, e outros doces, então adicionam no recheio dessa sobremesa.
O pão de mel recheado que mais gostoso é feito com doce de leite. A fina camada de cobertura é de 70% de chocolate, o que dá a doçura a guloseima.
Leva ingredientes como açúcar, bicarbonato de sódio cacau, canela, ovo, farinha de trigo, leite, fermento e mel.
Data de validade
A data de validade do pão de mel é de aproximadamente 15 dias, porque o bicarbonato faz com que o produto dure mais tempo. Contudo, o melhor é consumir o mais rápido possível, enquanto estiver macio.
Ganhe dinheiro vendendo pão de mel da sua casa.
Por quanto vender?
Além de ser um doce delicioso o pão de mel para muitos é uma forma de obter renda extra e até de emprego através da venda. Caso você queira tentar essa forma de comércio pode começar com menos de R$ 100,00 reais e ter uma média de R$ 150,00 de ganho, por exemplo, mas isso varia com o desempenho de cada um.
Inicialmente, seus vizinhos podem acabar sendo seus melhores compradores; pode se fazer uma variedade de pães de mel e sair ofertando Você pode até mesmo vender em atacado e na escola do seu filho, mas antes deve seguir alguns passos básicos.
Como posso me aperfeicoar fazendo esse curso do brigadeiro e pao de mel gostaria de acrescentar nas minhas vendas