Aprenda a melhor receita de pectina de maça, faça geléia de maça ou use em geléia de outras frutas. Confira:
Receita de pectina de maçã
Ingredientes:
1kg de maçãs (Granny Smith, Fuji ou Gala)
1 litro de água
Modo de preparo:
Primeiramente, após higienizar as maçãs, corte as em pedaços e coloque tudo em uma panela com a água, incluindo cabinhos e sementes.
Então, cozinhe até que fiquem bem macias e amasse as maçãs com uma espátula ou amassador de batatas. Desligue o fogo e prepare-se para filtrar o líquido da panela.
Sobre um recipiente limpo, encaixe um chinois ou, alternativamente, coloque um pedaço de tecido limpo. Deve ser fino e poroso como voil ou musseline de algodão, sobre uma peneira comum.
É importante que fique um espaço razoável entre o fundo do recipiente e a peneira ou chinois para armazenar a pectina.
Despeje o líquido com os pedaços de maçã sobre a peneira ou chinois e deixe pingar, sem empurrar com uma colher, para evitar que fique turva.
Logo depois, cubra tudo com um pano limpo e deixe algumas horas ou, de preferência, de um dia para outro. Quando tiver finalizado, leve o líquido ao fogo rapidamente, só até levantar fervura.
Por fim, coloque em potes de vidro esterilizados e guarde na geladeira por até 4 meses.
Dicas para usar a Pectina de maça
Cada quilo de maçãs rende aproximadamente 700 ml de pectina.
O líquido pode ser usado como complemento em receitas de geleias de frutas pobres em pectina. Nesse caso é recomendável adicionar no máximo 240 ml (1 xícara) do líquido por quilo de fruta (além de sumo de limão e açúcar).
Pode ainda ser a base de geleias de flores, pimentas ou ervas, nesse caso é possível fazer a pectina com a infusão do ingrediente principal na mesma água.
Para estas receitas, a pectina líquida requer pelo menos dois terços de seu volume em açúcar e limão para chegar à consistência – por exemplo, para cada xícara de pectina líquida, adicione 2/3 de xícara de açúcar e 1 colher de sopa de sumo de limão.