O sunomonos são pratos típicos da culinária japonesa, sendo feitos à base de vinagre. Hoje você vai aprender a receita de sunomono pepino agridoce.
O prato pode ser sérvio tanto como entrada quanto como acompanhamento. Como ele leva uma mistura de açúcar e sal em sua composição é classificado como um prato agridoce. Como um prato fresco que é se torna uma ótima opção para ser servida em dias quentes, principalmente antes do almoço como uma entrada.
Aprenda a melhor Receita de sunomono pepino agridoce, digna de um restaurante japonês, confira:
Receita de sunomono pepino agridoce
Ingredientes:
1 pepino japonês
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de saquê mirim licoroso (ou de água com 3 gotinhas de adoçante)
1 pitadinha de sal ou 1 colher de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de gergelim torrado claro e/ou escuro
Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela coloque o vinagre, o saquê e o sal ou shoyu e leve ao fogo baixo até começar a ferver.
Então, desligue rapidamente e deixe esfriar.
Logo em seguida, corte fatias bem finas do pepino.
Coloque em uma tigela e despeje o caldo frio sobre ele e misture bem.
Por fim, leve à geladeira por pelo menos uns 15 minutos para gelar.
Salpique o gergelim por cima na hora de servir.
Para que serve?
O sunomono é muito rico em antioxidantes, que são substâncias que combatem o envelhecimento precoce. Afinal, ele possui o pepino como seu ingrediente principal, sendo este um enorme aliado da beleza.
A ingestão do pepino promove uma boa hidratação e melhora a saúde e aspecto da pele e também dos cabelos. Além disso, o sunomono também pode ser aliado para quem está em busca de perda de peso, por possuir baixas calorias e promover saciedade. Suas fibras também ajudam no trânsito intestinal e na melhora da circulação sanguínea.
O que significa sunomono?
Sunomono significa coisas avinagradas, ou ainda algum alimento mantido em conserva no vinagre. A receita tradicional do prato inclui o pepino japonês, vinagre de arroz, açúcar, sal e também sementes de gergelim.
Contudo, também é possível que se acrescente na salada cenoura, rabanete, algas e ainda camarões e peixes. Gosta de comida japonesa? Veja nossa receita de uramaki.
Quantos dias a Receita de sunomono pepino agridoce pode ficar na geladeira?
Você pode preparar o sunomono e guardá-lo para consumo posterior. Após o consumo, você deve armazená-lo em um recipiente com tampa para evitar contaminações que possam estragar o produto.
Mantenha-o na geladeira para consumo por até dois dias, já que ele contém sal, vinagre e açúcar em sua composição. Se passar deste prazo e você não o consumir, deve descartá-lo prontamente.
Agora que aprender a melhor receita de sunomono pepino agridoce, compre o pepino e faça hoje mesmo essa receita na sua casa.