Os risotos são pratos que fazem um sucesso, pois são fáceis de serem feitos e combinam de serem servidos com vários tipos de carne e sempre se torna um prato sofisticado, ao mesmo tempo que é feito em menos de meia hora. E um dos sabores mais famosos, e fáceis, é o risoto de tomate seco.
Com poucos ingredientes você faz esse risoto para servir o acompanhamento de sua preferência e assim preparar uma refeição sofisticada para todos. Confira o passo a passo e faça em casa!
Receita Risoto de Tomate Seco
Ingredientes:
1 colher de azeite
1 cebola picada
2 xícaras de Água morna
1 Dente de alho picado
1 Xícara de Arroz para Risoto (arboreo ou carnaroli)
Sal
2 Colheres de Manteiga
1/2 xícara de vinho branco
3 Tomates Seco picados
1 Cubo de Caldo de Legumes
Queijo Parmesão (a gosto)
1 Punhado de Rúcula
Modo de preparo:
Na panela de pressão coloque um pouco de azeite, cebola picada, alho, arroz para risoto e uma pitada de sal e refogue por 2 minutos.
Coloque o vinho branco e cozinhe misturando até ferver e evaporar o excesso de álcool, isso pode levar mais ou menos 1 minutinho.
Acrescente o tomate seco picadinho, 2 xícaras de água morna e o cubo de caldo de legumes.
Misture tudo e tampe a panela para deixar cozinhar em fogo baixo e assim que pegar pressão conte 3 minutos e depois tire da pressão.
Abra a panela e adicione a manteiga, queijo parmesão e misture.
Por fim acrescente a rúcula e mistura rapidamente, se achar que o arroz ainda precisa de cozinhar mais um pouco, coloque mais água.
Dicas
O risoto de tomate seco pode ser servido acompanhado de uma carne de sua preferência, filé mignon, medalhão de frango, bife à milanesa, e outros.
O arroz para fazer risoto precisa ser o tipo específico, como o arboreo ou carnaroli, pois se usar outro tipo não será um verdadeiro risoto.
Se não quiser o vinho branco, pode fazer a receita sem o vinho, no lugar use suco de limão para dar a acidez necessária.
Qual rendimento?
depende da quantidade que for por no prato, mas dá para 4 pessoas.