Sal e açúcar são os dois elementos principais da culinária mundial e, mesmo tão distintos, dão muito certo quando são usados juntos. Quem nunca amenizou a acidez de um molho de tomate com um punhado de açúcar? Um prato salgado tão famoso quanto a macarronada fica ainda mais saboroso com essa pitada de doce. O contrário também funciona – em receitas de sobremesa, o sal é utilizado pois consegue equilibrar o açúcar e evitar que o sabor fique doce em excesso.
A história da baunilha
Levando em conta o sucesso dessa mistura, foi criado um produto único e sofisticado: o Sal de Baunilha. E ele não tem nada a ver com aquela essência que encontramos no supermercado. Para entender do que se trata, primeiro vamos conhecer melhor a baunilha.
Originária do México, a baunilha é a fava de um tipo de orquídea de perfume adocicado que seduziu o mundo inteiro. Desidratada, ela se tornou um dos ingredientes mais utilizados na confeitaria, mas o que muita gente não sabe é que seu sabor harmoniza perfeitamente com peixes e frutos do mar, além de fazer parte da composição de muitos curries indianos.
Atualmente, a baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo, ficando atrás apenas do açafrão. De 80% a 85% de sua produção é destinada para a confeitaria, enquanto o restante é adquirido por perfumarias. A Baunilha Absoluta, a forma mais concentrada de baunilha natural, é a nota base de longa duração de muitos perfumes consagrados, como o Chanel Nº5. Nesse formato, o quilo da baunilha chega a custar 6 mil dólares.
Como fazer o Sal de Baunilha
O Sal de Baunilha, portanto, nada mais é do que a mistura de Fleur de Sel (em português, flor de sal) e das sementes da fava de baunilha. Recomenda-se tirar as sementes de uma fava para cada 100 gramas de sal. Lembre-se de não descartar as favas, pois elas têm muitas utilidades na culinária. Você pode, por exemplo, cortá-las em pedaços menores e guardá-las no açucareiro para ter um açúcar mais saboroso e perfumado. Deixando as favas em imersão em uma bebida alcoólica, você terá seu próprio extrato de baunilha artesanal.
O que é Flor de Sal
Para quem não sabe, a flor de sal é um sal marinho mais delicado (daí o nome, flor) do que o sal grosso ou o sal de cozinha que costumamos usar no dia a dia. Para se ter uma ideia, a cada 80 quilos de sal marinho produzido, apenas um quilo de flor de sal é extraído. Trata-se do sal mais puro encontrado, composto por cristais que se formam na superfície da água e que são recolhidos de forma artesanal para secar ao sol.
Esse sal é mais crocante e suas propriedades e sabor são muito superiores. Mas também é possível fazer o seu Sal de Baunilha em casa utilizando sal rosa ou sal do Himalaia.
Onde usar o Sal de Baunilha
Para se surpreender com esse sabor e textura, experimente temperar massas, cremes e purês com o Sal de Baunilha. Ele também é indicado para finalizar tomates assados, uma bela posta de peixe branco grelhada acompanhada de legumes, ou para dar um toque especial a uma sobremesa de chocolate ou caramelo. Esses pratos não ficarão apenas deliciosos, mas muito perfumados. Promova já esse encontro entre os dois ingredientes mais amados da cozinha!
Encantada com o site
Amei o conteúdo do site!!!! As explicações são bárbaras. I love it !!!!!