Chegou a hora de aprender como fazer a receita de Shitake na Manteiga, este prato simples funciona como um acompanhamento delicioso. Os cogumelos shiitake são rápidos e fáceis de fazer, é daquelas receitas que ficam prontas em minutos. Isso mesmo, em apenas 5 minutos este prato já está pronto.
Ele tem um sabor único e delicioso, e depois de cozidos, seu sabor se desenvolve ainda mais, além de ficar em uma cor linda. Se você nunca experimentou cogumelos shiitake, você deve experimentá-los!
Para a receita vamos precisar de manteiga, temperos, molho de soja, manteiga e a estrela do prato o Shitake. Confira:
Receita de Shitake na Manteiga
Ingredientes:
300 gramas de Shiitake
40 gramas de Manteiga
cebolinha
10ml Saquê Mirin
15ml Molho de soja
Modo de preparo:
Primeiramente, faça a higienização dos cogumelos. Você pode limpar as tampas dos cogumelos shiitake umedecendo uma toalha de papel e enxugando suavemente cada uma delas, removendo qualquer sujeira ou detritos.
Então, para uma limpeza mais rápida, você pode enxaguar os cogumelos em uma peneira e secá-los com papel toalha.
Não há necessidade de descascar os cogumelos. O cogumelo inteiro é comestível, a casca não é muito grossa.
Então corte os talos do shiitake e em seguida corte-o em tiras. Fatias de cogumelos de espessuras diferentes cozinham em velocidades diferentes. Portanto, é fundamental que você corte seus shiitakes em tamanhos uniformes para garantir um cozimento uniforme.
Logo em seguida, desfie o shimeji do talo e reserve.
Corte a cebolinha em tiras finas e reserve.
Então, em uma frigideira grande, derreta a manteiga, acrescente o shiitake.
Logo em seguida, acrescente o saquê Mirin e o molho de soja.
Caso seja necessário, coloque um pouco de água.
Por fim, desligue o fogo, polvilhe com a cebolinha para finalizar.
Pronto! Sirva essa receita ainda quente, caso queira armazenar essa receita pode ficar por até 48 horas na geladeira, para consumir, basta esquentar.
O que são cogumelos shiitake?
Os cogumelos shiitake são uma das variedades de cogumelos mais populares em todo o mundo, ele é nativo do leste da Ásia, especialmente Japão, China e Coreia. Eles têm um sabor rico, saboroso e carnudo e grandes benefícios à saúde.
O shiitake possui um chapéu marrom, arredondado e carnudo, com diâmetro que pode variar entre 5 a 10 centímetros. A parte inferior do chapéu é composta por lamelas de cor creme a marrom-claro. O caule é fibroso e geralmente é removido antes do consumo devido à sua textura mais dura.
Além de ser uma fonte de nutrientes como proteínas, fibras, vitaminas e minerais, o Shiitake também contém compostos bioativos, como lentinan, eritadenina e beta-glucanos, que são atribuídos a várias propriedades benéficas à saúde, incluindo fortalecimento do sistema imunológico e redução do colesterol. O shiitake é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina D, ferro, cobre e selênio. Também contém fibras e proteínas.
Esse prato combina com uma receita que já ensinamos aqui: o sunomono pepino agridoce.
Pronto! Agora é só comprar os ingredientes e fazer esse delicioso Shitake na Manteiga na sua casa. Aproveite e conte nos comentários o que achou.