Caso você seja uma pessoa que gosta de experimentar comidas típicas de diferentes regiões do país, é bem provável que já conheça o Sagu. Sabia que se trata de uma sobremesa de sagu que é feita com vinho tinto originária da serra do Rio Grande do Sul? Porém, a verdade é que se trata de uma fécula altamente benéfica para o organismo, ou seja, é um tipo de amido que proporciona alguns benefícios para o organismo.
Hoje você vai aprender suas sobremesa de sagu, uma com vinho tinto e outra com leite condenado, confira:
Sobremesa de Sagu com Vinho
Ingredientes:
1 xícara de chá de sagú
1 e ½ xícara de chá de açúcar
2 copos (600 ml) de vinho tinto
Cravo e canela em pau a gosto
*Xícara usada 240ml
Modo de preparo:
Deixar o sagú de molho por uma ou duas horas.
Colocar uns dois copos de água para ferver com cravo e canela.
Quando estiver fervendo, colocar o sagú e mexer; quando ferver, colocar um copo de vinho e mexer.
Após ferver, colocar o outro copo de vinho e mexer; depois que ferver, colocar um copo de água fria e mexer novamente; ao ferver adicionar o açúcar e mexer; quando ferver desligar o fogo e tampar a panela e deixar esfriar.
Sirva depois de frio o sagu com vinho.
Sobremesa de Sagu com Leite Condensado
Ingredientes:
2 xícaras de sagu
395 gramas de leite condensado (1 caixa)
canela em pó á gosto
9 xícaras de água
Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela coloque a água para ferver. Então junte o sagu e deixe cozinhar, o ponto é quando o sagu fica transparente.
Logo em seguida, quando começar a ferver, jogue metade da água fora e misture o leite condensado e a canela.
Espere esfriar para servir, essa sobremesa fica bem parecida com a nossa canjica.
É recomendado para bebês? De onde surgiu?
Por ser rico em cálcio e também em carboidratos, o Sagu proporciona energia extra para as crianças e ainda ajuda a fortalecer os ossos.
Na forma de pipoca, a sua principal vantagem trata-se da sua textura homogênea, livre das temidas casquinhas e dos grãos que atormentam as mães, pois, ao contrário as crianças poderiam acabar engasgadas.
O que é Sagu afinal?
O Sagu é feito de uma farinha fina de mandioca, pois, ele é uma fécula que é semelhante a tapioca, só que ele vem em forma de grãos. E além de ser nutritivo e de render excelentes receitas o sagu é livre de glúten, sendo bastante indicado para a dieta de celíacos.
Você pode usar ele para o preparo de sobremesas ou de lanches, apostando em um mix com os mais diferentes ingredientes. O sabor da pipoca de Sagu não é parecido ao da pipoca feita tradicionalmente, porém fica crocante e derrete na boca. A média de preço do Sagu pode variar. Mas, como você viu, o Sagu pode ser usado para o preparo de sobremesas ou de lanches, apostando em um mix com os mais diferentes ingredientes.
Agora é só ir no supermercado comprar o sagu e fazer essa sobremesa na sua casa.