O Tarte tatin é uma torta de frutas e massa folhada, lembra como se fosse uma tortinha de maça aberta de massa folhada. Esse doce é típico da frança.
A Tarte Tatin com massa folhada é uma clássica sobremesa francesa que combina simplicidade e sofisticação. Originalmente criada pelas irmãs Tatin no final do século XIX, este doce invertido é conhecido por sua camada caramelizada de maçãs, que contrasta perfeitamente com a massa crocante e amanteigada.
Essa é uma sobremesa clássica francesa de maçã caramelizada de cabeça para baixo. Cada fatia é mais fina que a torta de maçã tradicional e tem um brilho adorável e rústico. Também é comum ser feita com pêras.
Receita de Tarte tatin
Ingredientes
12 maçãs verdes ou do tipo gala
150 gramas de manteiga sem sal
300 gramas de açúcar
1 pacote de massa folhada laminada industrializada ( ou você pode fazer sua própria massa folhada, clique aqui e veja a receita de massa folhada
Modo de preparo:
Primeiramente, descasque e corte as maçãs ao meio, retirando o miolo.
Então, unte uma assadeira de aproximadamente 23 cm de diâmetro com uma generosa camada de manteiga, polvilhe um pouco de açúcar e arrume as maçãs (em pé ou deitadas, de acordo com sua preferência).
Polvilhe o restante do açúcar.
Por fim, leve a assadeira ao fogo (na chama do fogão) e cozinhe até que fique caramelizada.
Retire o excesso de água e arrume a massa por cima das maçãs.
Então, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até que a massa esteja dourada. As maças ficam bem coradas por cima.
Logo em seguida, desenforme e sirva ainda quente.
Uma ótima combinação é uma fatia de Tarte tatin com uma bola de sorvete de leite ninho, fica ótimo.
A história da Tarte Tatin é tão fascinante quanto seu sabor. A lenda diz que as irmãs Tatin, Caroline e Stéphanie, administravam um hotel na cidade de Lamotte-Beuvron, no Vale do Loire. Em um dia agitado, Stéphanie, ao preparar uma torta de maçã, acidentalmente deixou as maçãs cozinharem por muito tempo no açúcar e manteiga. Tentando salvar a sobremesa, ela cobriu as maçãs com a massa e colocou a torta no forno, servindo-a de cabeça para baixo. O resultado foi tão surpreendente e delicioso que a torta invertida se tornou a assinatura do hotel, ganhando fama internacional.